terça-feira, 13 de novembro de 2012

J.P.S Dança contemporânea africana

                       


Este artigo insere-se num longo projecto de investigação sobre representações de identidades e corporalidade na dança contemporânea africana. Processos considerados estratégias artísticas complexas e interligadas em redes locais e internacionais.  Por um lado, tento compreender como a dança africana e as corporalidades consideradas africanas são usadas enquanto meio estético em práticas culturais comuns à Europa. Como e que imagens da dança e performance africanas são criadas pelo discurso  europeu? Por outro, e de modo crucial, enquadro na perspectiva africana para observar (re)acções e escolhas individuais dos bailarinos e coreógrafos africanos face a vários desafios. Que influência tem o discurso europeu  nas decisões dos bailarinos e coreógrafos africanos?
O estudo baseia-se na suposição de que a dança permite conclusões quanto às estruturas partilhadas pelos bailarinos como sobre as condições estéticas da área cultural. Tento analisar o agenciamento individual e o desenvolvimento de estratégias de apropriação e construção de identidades pós-modernas neste campo artístico específico. Além da análise de literatura e material de arquivo relevante, utilizo métodos de pesquisa qualitativa como entrevistas e observação participante. Tento fazer uma descrição dos processos históricos e actuais de resposta criativa a este legado em algumas obras segundo os métodos de análise de performance. Alguns resultados e análises serão aqui apresentados.

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